Dermatite de Contato
Dermatite de Contato
Brianne Z. Dickey
Yvonne E. Chiu
A forma de eczema conhecida como dermatite de contato pode ser subdividida em dermatite irritativa, na qual a lesão não específica da pele provoca inflamação imediata, e dermatite de contato alérgica, resultante de uma reação de hipersensibilidade tardia. A dermatite irritativa é mais frequente em crianças, sobretudo durante os primeiros anos de vida. As reações alérgicas aumentam a frequência após o amadurecimento do sistema imunológico.
Dermatite de contato irritativa
A dermatite de contato irritativa pode resultar de contato prolongado ou repetitivo com irritantes físicos, químicos ou mecânicos, incluindo saliva, urina, fezes, fragrâncias, detergentes, corantes, hena, certas espécies de plantas e artrópodes (lagartas), materiais abrasivos e atrito.
Pode ser difícil distinguir a dermatite de contato irritativa da dermatite atópica ou da dermatite de contato alérgica. Um histórico detalhado, levando em conta locais de envolvimento, a idade da criança e os contactantes, geralmente fornece pistas do agente etiológico. A propensão para o desenvolvimento de dermatite irritativa varia consideravelmente entre as crianças; algumas podem responder a contato mínimo, tornando difícil identificar o agente agressor através do histórico. As crianças com dermatite atópica são mais propensas à dermatite de contato irritativa como um fator de exacerbação. A dermatite de contato irritativa geralmente desaparece após a remoção do estímulo e do tratamento temporário com uma preparação de corticosteroide tópico. A orientação dos pacientes e dos pais sobre as causas da dermatite de contato é fundamental para o sucesso do tratamento.
A dermatite por ressecamento resulta de comportamentos repetitivos de molhar e secar, como lamber os lábios (Fig. 655-1), chupar o dedo, lavar as mãos com frequência ou suor excessivo. A pele envolvida é eritematosa e com fissuras, localizada na área de exposição. O tratamento começa com a eliminação do agente agressor e do comportamento de molhar e secar. Um creme hidratante aplicado duas vezes ao dia diminui a perda de água transepidérmica e restaura os lipídios da pele para melhorar a hidratação. Um esteroide tópico geralmente é necessário para tratar a inflamação.
